terça-feira, 11 de agosto de 2009

De olho nos nossos Atletas!

O nome dele é Rafael Pacheco de Castro Lira, tem 21 anos e passou para o 2° período de Ed. Física na UVA no turno da manhã.

Pra quem prestigiou a cuminância do projeto "Semana do Meio Ambiente" na Praia do Forte e se interessou pela Canoa Havaina, esbarrou com ele dando dicas pra quem queria experimentar esta modalidade esportiva.


Rafael já participou de várias competições como:


RIO VA’A 2008 - ETAPA COPA SUL-AMERICANA DO CIRCUITO MUNDIAL DE VA’A - 2º lugar - Categoria Juniores - Rio de Janeiro- Praia Vermelha

4º Etapa de Canoas Havainas - Cabo frio-Rj - Categoria Iniciante - 3º lugar 2008

1º Rema Arraial do Cabo - Etapa do Estadual de Canoas Havaianas - Categoria Iniciante 2º lugar 2009 - Arraial do Cabo

5º Taça Comodoro - 2º Lugar - Categoria Iniciante -

Rio de JaneiroHui wa'a Cabo Frio - 2º Lugar - Categoria Iniciante - Cabo frio

E por último participou no 3° Campeonato de Canoa Havaiana em Cabo Frio-2009, ficando em 4° lugar na categoria iniciante.

2º colocado no mundial de canoa havaiana OC6
Iniciou a prática a 1 ano e 3 meses, onde fez uma aula experimental e nunca mais parou.

"gostei porque é um esporte de força, equilibrio e muita sintonia. Seis pessoas remando com o objetivo de encarar a força do ar, com auxílio da força e do vento." disse Rafael.


UM POUCO MAIS SOBRE CANOA HAVAIANA


A embarcação com quase 14 metros de extensão é feita em fibra de vidro para garantir leveza ao deslizar sobre a água. Tecnologia que vem de muitos anos atrás.
Ela tem 3 mil anos. Todas as ilhas da Polinésia foram colonizadas com embarcações desse tipo de montagem, com dois cascos unidos. Foi usada para pescar, transporte, para guerra, e até para corridas mesmo onde eram resolvidas disputas políticas.

O esporte chegou ao Brasil há 9 anos e foi ganhando espaço no estado no Rio de Janeiro.
Cabo Frio é considerado ideal para provas de resistência devido as condições do mar e do vento.

Cada um dos remadores tem um papel na embarcação: o da frente é responsável pelo ritmo, ele avalia como deve ser a remada de acordo com as condições do vento.

Os 4 remadores do meio são responsáveis pelo equilibrio, para não cansar a musculatura um deles conta a quantidade de remadas e dita a hora de trocar de lado.

Na parte traseira fica o remador responsável pela direção.Várias funções em apenas 50 cm de largura, mas nesse momento que entra o encaixe, a forma de fazer a remada e a sintonia entre os remadores.

Tem que estar sempre entrosado um com o outro. O biofísico dos atletas tem que ser compatíveis, para poder ter um alcance igual e a canoa andar bem.
PARA QUEM SE INTERESSAR POR ESTE ESPORTE
Cabo Frio: Praca do Romário - Ogiva
Arraial do Cabo: Praia dos Anjos
Contatos: (22) 9212-3886 Alexandre Cabo frio /
(22) 9979-6370 Fabio Arraial /
8815-8821 Henrique Cabo frio

Nenhum comentário:

Postar um comentário